Município que concentra a maior parte dos veranistas no litoral norte gaúcho se destaca pela boa infra-estrutura oferecida
Tramandaí é conhecida como a capital das praias do Rio Grande do Sul. É, sem dúvidas, um dos municípios com maior movimentação de veranistas no litoral norte gaúcho, se destacando pela infra-estrutura turística, com hotéis e restaurantes de primeira linha. Na temporada de verão, aos finais de semana, sua população chega perto das 500 mil pessoas.
O município de Tramandaí é formado pelos seguintes balneários: Barra, Tramandaí, Portal do Éden, Jardim do Éden, Jardim Atlântico, Oásis Sul, Nova Tramandaí e Tramandaí Sul.
A origem do nome Tramandaí é tupi-guarani e aparece em documentos antigos com diversas grafias: Taraman, Tramandi, Termandi, Tramando, Taramandahy, Tamandatay. Entre seus possíveis significados, está rio dos meandos (sinuoso), rio roedor (havia muita capivara e ratão do banhado) e lugar onde se cerca para colher (pescar com redes).
Conheça os principais pontos turísticos de Tramandaí:
Plataforma marítima
Concretada 400 metros mar a dentro, a plataforma de pesca de Tramandaí é palco de competições nacionais e internacionais de pesca.
Parcão da Beira-Rio
São 17 mini-plataformas de concreto a margem do Rio Tramandaí com toda a infra-estrutura de lazer voltada aos apreciadores da pesca com linha e tarrafa.
Pesca da sardinha
Atividade de lazer o ano inteiro na ponte que liga Tramandaí ao município de Imbé. Um balcão foi construído na ponte principal e é cenário constante da pesca da sardinha que no simples brilhar do anzol se entrega à captura, sem necessidade de isca.
Ponta da Barra
Espetáculo diário onde os pescadores lançam suas redes no cardume de peixes a cada indicação dos botos.
Trilha do Horto
O Horto Florestal do Litoral Norte é uma rara reservada à preservação, estudo multiplicação de espécies florestais. É o caminho pelo qual os grupos podem entrar em comunhão com a natureza, acompanhados de guias que indicarão os pontos e suas particularidades.
Museu Histórico Municipal
O Museu Municipal Professora Abrelina Hoffmeister, está localizado na Av. Fernandes Bastos, n.º 30, aberto à visitação pública. Através de um acervo de mais de mil peças, conta um pouco da história de Tramandaí. Estão expostas fotografias da época de 1820, objetos de antigüidade, móveis e objetos da antiga capela, utensílios domésticos, ferramentas, etc. Horário de funcionamento: das 8h às 11h30mim e das 13h30mim às 17h30mim.
Sala Açoriana
Funciona junto ao Museu Municipal. Valorizando a colonização açoriana do Litoral Norte do RS, Tramandaí coloca à disposição do público em geral, roupas típicas, fotos, objetos, pôsteres e livros sobre a Ilha dos Açores.
Parque Histórico Marechal Osório
Localizado na RS-030, foi inaugurado em 1970 e ocupa 174 hectares. Preserva a casa onde nasceu Osório, a tafona, o jazido arquitetônico com os restos mortais do Marechal Osório e o Museu de Armas. Aberto das 8h às 18 horas, o Parque conta com camping, restaurante, área de lazer e recanto infantil.
Santuário de São Pedro
Localizado junto ao Horto Municipal na RS-030, km-91. No local há uma estátua de 1,85m de altura, em homenagem a São Pedro, Santo Padroeiro da cidade de Tramandaí, dos pescadores e do Estado do Rio Grande do Sul. Aberto à visitação diariamente, com acesso gratuito. Local de encontro, oração e reflexão.
Monumento de Iemanjá
Localizado na Avenida Beira Mar próximo ao Farol o monumento em homenagem a Iemanjá, é aberto à visitação diariamente com acesso gratuito. Local de orações, oferendas e encontro de religiões afro brasileiras, com grande festa em homenagem a Iemanjá no dia 2 de fevereiro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Tramandaí