Relevo diferenciado, proximidade com Santa Catarina e muita beleza natural são atrações da praia mais ao norte do RS
Torres é conhecida como a mais bela praia do litoral gaúcho. Isso se deve em muito à variedade de belezas naturais que vão desde o mar e suas praias, passando por dunas, mata atlântica, rochedos, ilha, lagoa e muitos animais e plantas.
É a praia mais ao norte do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com o estado de Santa Catarina e situada a 178 quilômetros de Porto Alegre. Foi batizada como Torres em razão da existência de três grandes rochedos à beira-mar (Torre Norte – Morro do Farol, Torre Centro – Morro das Furnas e Torre Sul – Praia da Guarita).
Visite Torres e descubra todos os seus encantos.
Parque da Guarita
É no parque que está localizada a Praia da Guarita, a mais bela de Torres, rodeada pelas Torres Centro, Sul e Guarita. Anualmente, é visitado por milhares de turistas atraídos por uma bela paisagem, formada pelo contraste das torres basálticas com o mar.
Localizado na entrada norte, junto à costa atlântica, o Parque da Guarita, foi criado para ser um cartão de visitas do Estado. É o único lugar da costa gaúcha onde montanha e mar se chocam. Possui cerca de 14 hectares.
Morro do Farol
A Torre Norte ganhou o nome de Morro do Farol, em 1912, devido a construção do primeiro farol, que tem como objetivo sinalizar a existência de terras aos navegantes.
O farol atual possui 18 metros de altura, acendendo de 8 em 8 segundos, sendo visto em noites claras a uma distância 12 quilômetros.
Ao pé do morro, no lado do mar, está a gruta de Nossa Senhora Aparecida e uma fonte de água pura. É o local ideal para avistar as belezas naturais da cidade, como praias, a Lagoa do Violão, serras, dunas e a Ilha dos Lobos.
Praia da Cal
A praia da Cal tem 800 metros de extensão e é um dos locais preferidos dos surfistas.
Antigamente era uma praia somente de pescadores, começando a receber turistas e veranistas a partir de 1942.
Em frente à praia está a praça Nossa Senhora dos Navegantes, que possui uma imagem da santa padroeira dos pescadores e navegantes. Na religião afro, é chamada de Iemanjá, a rainha do mar.
Praia Grande
É a praia que reúne a maior parte dos banhistas, com dois mil metros de extensão.
Se você for a Torres e quiser dar uma passada pelo mar, não há como deixar de passar pela Praia Grande. Mas é bom saber que ali Torres ganha ares de cidade grande, com a areia lotada e uma série de atividades diversas
É também ali que ocorre a maioria dos eventos esportivos na temporada de verão, como futebol, vôlei, surf e outros. Na Praia Grande, ainda são organizados shows ao ar livre.
Praia dos Molhes
Os molhes foram construídos de 1968 a 1970 para fixação da foz do rio e para facilitar a saída de barcos pesqueiros. Sua área atinge 250 metros de extensão e a construção está inacabada.
A foz do rio situava-se mais ao norte, porém, com a construção dos molhes, criou-se um braço morto e as terras situadas entre a antiga e a nova foz hoje pertencem a marinha.
A Praia dos Molhes também é área de surfe e apresenta boas ondas para a prática do esporte.
Prainha
A Prainha é também chamada de Praia do Meio, com 600 metros de extensão.
Para quem procura tranqüilidade, este é o local ideal. Não há excesso de guadas-sóis em excesso, nem multidão na areia e nem o agito de outras praias do município de Torres.
A prainha é, na verdade, tida como a mais tranqüila de Torres, com solo rochoso e muito procurada em razão de suas belezas naturais.
Ilha dos Lobos
Única ilha marítima do Rio Grande do Sul, a Ilha dosLobos ganhou o nome pois, de julho a novembro, os lobos marinhos aparecem no local para o acasalamento.
Foi declarada reserva ecológica em 1983. Fica a 1.800 metros da Praia Grande e já foi causa de naufrágios em tempestades, o último deles em 1965.
É hoje uma área de descanso e alimentação de leões e lobos marinhos, além de servir como ponto de passagem para golfinhos, baleias e botos, aves e tartarugas marinhas.