Estudo realizado nos Estados Unidos acompanhou a alimentação de 187 mil norte-americanos. Pesquisa recomenda comer a fruta ao invés de tomar a bebida.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Comer frutas como maçãs e uvas ajuda a reduzir as chances de desenvolver diabetes do tipo 2, porém, a ingestão de sucos de frutas de manhã eleva os riscos da doença. O estudo publicado pelo British Medical Journal mostra que a quantidade de açúcar na bebida e à rápida absorção pelo corpo contribui para isso.
“Ao fazermos um suco, separamos a (polpa) fruta de seus fluidos, que são absorvidos mais rapidamente, aumentando os níveis de açúcar e insulina no sangue para conter os açúcares”, explica Qi Sun, autor do estudo e professor na Harvard School of Public Health.”Para diminuir o risco de diabetes tipo 2, o ideal seria diminuir o consumo de sucos e aumentar o de frutas”.
A pesquisa ouviu mais de 187 pessoas nos Estados Unidos para analisar a frequência e as proporções de frutas que as pessoas ingerem, sendo que 6,5% destas afirmaram sofrer da doença. As frutas eram uvas ou passas, pêssego, ameixa, damascos, pera, maçã, laranjas, toranja (grapefruit), morangos e mirtilos.
Se substituir sucos de frutas por mirtilos inteiros elimina em até 33% os riscos de ter diabetes tipo 2; com uvas e passas, em até 19%; por peras e maçãs, em até 13% – e por uma combinação de frutas, em até 7%.
Informações de BBC
FOTO: ilustrativa / guiadasemana.com.br