Ambientalista Dione de Moraes convocou vereadores a refletir sobre a crise ambiental do Rio dos Sinos
A terça-feira foi de reflexão sobre a crise ambiental pela qual passa o Rio dos Sinos. Na Câmara Municipal, os vereadores foram mais uma vez convocados a conhecer a realidade da bacia e ajudar na preservação.
A coordenadora do projeto SOS Rio dos Sinos, do Grupo Pensando Novo Hamburgo, e colunista do portal novohamburgo.org, a ambientalista Dione Dias de Moraes ocupou a Tribuna Popular nesta terça-feira, quando lembrou que no dia 17 de março será comemorado o Dia Estadual da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Dione disse que, embora não tenham sido registradas novas mortandades de peixes, o problema não foi solucionado, pois os arroios continuam poluídos.
”O Rio dos Sinos é o rio das nossas vidas, sem ele nós não vivemos. A responsabilidade da comunidade como um todo é muito grande, não adianta colocar a responsabilidade somente sobre os gestores públicos”, afirmou.
Outro problema da bacia hidrográfica, ressaltado por Dione, foi o acúmulo de lixo que persiste nas margens do Arroio Pampa.
”Isso é uma coisa que me deixa bastante triste. Há um descomprometimento com a saúde da água. Tudo que é jogado dentro do arroio compromete a água para o nosso abastecimento”, disse Dione. ”Tudo está levando a indicar que nós entraremos em colapso. Em Bagé, eles têm apenas seis horas de água por dia. O fato de dizer que nós pagamos pela água não nos dá o direito de desperdiçar”, completou.