Seminário que irá discutir soluções para as bacias do Rio do Sinos e Gravataí será realizado em março
Está prevista para o próximo dia 9 de março a realização de um seminário sobre a gestão de recursos hídricos no Rio Grande do Sul, com enfoque especial para as bacias hidrográficas do Rio dos Sinos e Gravataí.
O evento foi encaminhado nesta segunda-feira, quando a secretária estadual do Meio Ambiente, Vera Callegaro, entregou, em Brasília, ao diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, a proposta de discutir sobre as bacias mais comprometidas pela concentração populacional (falta de saneamento), atividade industrial e pelos efeitos do uso inadequado da água para irrigação na agricultura.
Segundo Vera, ficou acertado que o evento será realizado em Porto Alegre. Também ficou acertado que uma missão de planejamento da ANA irá ao Rio Grande do Sul, dois dias antes do seminário, para analisar a situação atual do sistema estadual de recursos hídricos e elaborar proposta de trabalho em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul.
A idéia é criar uma fase de transição entre a situação atual e a que o Governo do Estado espera para daqui a dois anos em relação aos recursos hídricos.
“Será uma missão de planejamento e gestão, com a análise da situação atual e o que será preciso para avançar e poder implementar o programa de irrigação no Estado”, explica a secretária. “Para que o programa de irrigação obtenha sucesso, o Estado precisará ter uma gestão de recursos hídricos bem forte e consolidada.”