Ex-missionária tenta refutar acontecimentos religiosos, até que se vê diante de uma situação inexplicável
A professora Katherine é uma especialista em desvendar mistérios envolvendo a religião e a fé. Chamada sempre que acontece algum suposto milagre, ela sempre consegue provar que a causa é científica e que nada de religioso envolve os fatos.
Até que Doug, um professor da pequena cidade de Haven a chama para ajudar os moradores com mais um caso sobrenatural. Depois de uma estranha morte, o rio da cidade ficou vermelho como sangue assim como nas dez pragas bíblicas, e o povo tem medo de que venham as próximas nove.
Katherine não foi sempre cética. Era uma mulher bastante religiosa até que, numa missão no Sudão, seu marido e sua filha foram brutalmente assassinados, o que a fez perder a fé. Este novo caso, o 49º, depois de 48 em que conseguiu dar uma explicação científica, coloca seu ceticismo em jogo.
Toda a cidade suspeita que a responsável pelos estranhos acontecimentos seja uma menina de 12 anos e Katherine está disposta a provar o contrário.
A Colheita do Mal é produzido por Joel Silver, o mesmo de Matrix, e dirigido por Stephen Hopkins, de Sob Suspeita. Para compor a personagem, Hilary Swank estudou a Bíblia, além de conversar com diversos céticos que ganham a vida como desmistificadores.
Grande parte das filmagens foi feita na pequena cidade de St. Francisville, na Louisiana. Parte da história da região foi aproveitada no roteiro, como o fato da cidade ter sido destruída há 120 anos por uma enchente e ter sido reconstruída no alto de uma montanha próxima.