No próximo dia 13 de julho, São Leopoldo receberá o espetáculo da 9ª Sinfonia de Beethoven. Único e do tamanho do aconchego que a população merece após a tragédia climática que atingiu a cidade em maio deste ano, a apresentação foi escolhida por também comemorar o bicentenário da sua criação e por ser um chamamento à fraternidade e à alegria.
“Estas duas características fazem parte da personalidade dos imigrantes alemães que aqui chegaram, em 24 de julho de 1824. E neste momento, tornam-se mais necessárias do que nunca”, ressalta Lucia Passos, diretora e coordenadora artística da Presto Produções e Promoções Artísticas, idealizadora do projeto.
O evento também marca a primeira apresentação internacional da Canção ao Imigrante. Escrita pelo compositor e artista plástico José Carlos Martins e com arranjos de Vagner Bonella Cunha, a obra inédita foi encomendada especialmente pela Secretaria Municipal de Cultura de São Leopoldo para homenagear o Bicentenário da Imigração Alemã.
A entrada é gratuita e pede-se a doação de um litro de leite ou de um quilo de alimento, que serão doados ao Centro Educacional Medianeira. Quem desejar também pode doar materiais escolares de qualquer natureza.
Leia também: Reforço no dique para proteger cidade contra enchentes entra na fase final
O maestro João Paulo Sefrin, responsável pela produção musical da Presto, assinala que a realização de uma grande e única apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven será um marco neste novo começo. É um hino de fé na determinação em seguir a vida, uma homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e da 9ª Sinfonia, mas sobretudo a todos aqueles que se entregam, dia a dia, à construção de um novo agora, num mundo melhor, aprendendo com o poema de Schiller: “über’m Sternenzelt muss ein lieber Vater wohnen!” (Busquem o Criador além do firmamento celeste, acima das estrelas, onde Ele mora!).
Ele contextualiza que a obra de Beethoven ainda hoje marca grandes momentos da atualidade, justamente por simbolizar a vitória da alegria, da vida, sobre a dor e a tristeza.
Leia também: São Leopoldo é uma das sedes da 1ª Conferência Internacional das Favelas
Um grande espetáculo: cerca de 200 vozes e a soprano Carla Maffioletti
A apresentação ocorrerá no Santuário Sagrado Coração de Jesus (Santuário Padre Reus) e será um dos grandes espetáculos do Vale do Sinos para 2024. Estão previstas cerca de 200 vozes para integrar o coral que entoará o poema “Ode à Alegria”, escrito por Friedrich Schiller em 1785 e inserido por Beethoven no quarto movimento da Sinfonia – escrita em 1824.
Para a interpretação do coral estão previstas a participação do Madrigal Presto, Coral da PUC/RS e Coral da Ufrgs. Também serão convidados cantores de coros da região que já apresentaram a obra.
Para a execução da obra foram convidados os solistas gaúchos Carla Maffioletti (soprano), Carol Braga (contralto), Maicon Cassânego (tenor) e Daniel Germano (baixo).
Atração internacional
Carla Maffioletti, soprano porto-alegrense de projeção internacional, será uma das principais atrações do dia 13 de julho, integrando o grupo de quatro solistas da apresentação. Solista na orquestra do violinista holandês André Rieu, Carla é reconhecida pelo alcance de seus agudos e pela presença cênica.
Radicada na Europa há mais de 25 anos, ela estará em turnê no Brasil e aceitou o convite da Presto para uma participação especial. Carla, impactada pela tragédia no RS, vem atuando nas redes sociais em favor da reconstrução do Estado.
Orquestra
A apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven em São Leopoldo também irá contar com a formação de uma grande Orquestra, com cerca de 60 músicos, cuja regência é do maestro João Paulo Sefrin. Os recursos financeiros para a realização do espetáculo são provenientes de patrocínios obtidos por meio da Lei Rouanet, Lei de Incentivo à Cultura Federal.
Patrocinam o evento as empresas Superfestas, Frontec, Regnal Rexnord, Gedore e Unique. O copatrocínio é da Sicredi Pioneira, Unimed e da Vila Rica Imóveis.
O evento também tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Leopoldo (Secretaria da Cultura de São Leopoldo e Escola Pública de Gestão de São Leopoldo), Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria, Centro Medianeira de Educação e Cidadania, Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, Santuário Sagrado Coração de Jesus, Sociedade Ginástica São Leopoldo e Colégio São Luiz.
Leia também
Festival Musicâmara celebra a tradição do canto coral alemão com concertos gratuitos
Protagonismo da Higra na drenagem das águas orgulha e inspira