Representantes da Defesa Civil estadual, sindicatos da construção civil, RGE, secretarias municipais e lideranças religiosas participaram de uma reunião na Prefeitura de Novo Hamburgo para alinhar ações do Plano de Contingência do município. A iniciativa busca aprimorar a resposta a situações de emergência, como enchentes e deslizamentos, por meio da integração entre diferentes setores da sociedade.
Durante o encontro, foram destacadas a importância da colaboração interinstitucional e a necessidade de atuação coordenada para proteger a população e reduzir danos em desastres. A concessionária de energia RGE propôs ações de capacitação, e os representantes religiosos reforçaram o papel das igrejas no acolhimento e mobilização comunitária. Também participaram representantes da Asaec e do Sinduscon, que devem contribuir com apoio técnico em situações emergenciais.
LEIA TAMBÉM: Olimpíada e Paralimpíada Escolares 2025 reúnem mais de 5 mil estudantes
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Novo Hamburgo, Gilson Cristiano do Amaral, a presença de representantes das comunidades evangélica e católica reforça o papel fundamental dessas instituições no apoio à população em momentos de crise. “Essas entidades foram essenciais na última enchente, especialmente com relação a abrigos e doações. Nosso objetivo é aproximar ainda mais as igrejas da gestão pública para que possamos atuar de forma coordenada e eficiente”, destacou Amaral.
O padre Everson Lino Rodrigues, procurador da Mitra da Diocese de Novo Hamburgo, ressaltou a importância da união de esforços em prol dos mais vulneráveis. “Diante de uma situação que atinge a todos, precisamos somar forças, pois somos muito mais fortes quando trabalhamos juntos. Nosso Senhor nos ensinou que temos que ajudar a todos. Essa reunião é extremamente importante para que cuidemos de cada ser humano e para que as igrejas sigam realizando o mandato do Senhor de amar ao próximo. Parabenizamos o município por essa iniciativa.”
LEIA TAMBÉM: Aliança para Inovação une poder público e setor privado em Novo Hamburgo