As redes de ensino municipal, estadual e privada de Novo Hamburgo estarão reunidas a partir de maio para a Olimpíada e a Paralimpíada Escolares 2025. Organizados pelas secretarias de Educação (SMED) e de Esporte e Lazer (SMEL), os jogos vão envolver mais de 5 mil participações de estudantes ao longo do ano, com disputas em diversas modalidades e categorias.
A competição inicia no dia 5 de maio com o futebol de campo, que segue até o dia 19. As partidas ocorrerão em espaços públicos e em campos de entidades parceiras, como Feevale, Sociedade Ginástica, Grêmio Atiradores, Sport Club Americano e Sociedade Aliança.
LEIA TAMBÉM: Programação da Páscoa de Estância Velha começa neste sábado
Os jogos reúnem alunos das categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre as modalidades confirmadas estão basquete, basquete 3×3, xadrez, tênis de mesa, handebol, judô, futsal, atletismo, bicicross, punhobol, tênis, voleibol e minivoleibol.
Para o futebol, todos os participantes receberão medalhas, com troféus para os três primeiros colocados. Nas demais modalidades, apenas os melhores colocados serão premiados. A cerimônia de encerramento está prevista para 5 de dezembro. Em caso de chuva, os jogos serão remarcados.
“O evento é de grande importância para a comunidade escolar e para a cidade, sendo um espaço de integração, competição saudável e promoção de qualidade de vida dos jovens”, avalia a secretária de Educação, Simone Schneider.
LEIA TAMBÉM: Aliança para Inovação une poder público e setor privado em Novo Hamburgo