Entre as medidas adotadas, a Prefeitura instalou botão de pânico em todas as 26 escolas municipais, incluindo EMEIs e EMEFs, e está em fase de implantação de sistema de reconhecimento facial nas escolas.
Representantes das escolas privadas e estaduais se reuniram na segunda-feira, 10, com a Secretaria de Educação (Semec) e as forças de segurança do município para discutir ações para aumentar a segurança no ambiente escolar. A reunião aconteceu na Semec e contou com a presença do secretário Gustavo Guedes, que informou as medidas adotadas pela Prefeitura para aumentar a segurança nas escolas.
Entre as medidas adotadas, a Prefeitura instalou botão de pânico em todas as 26 escolas municipais, incluindo EMEIs e EMEFs, e está em fase de implantação de sistema de reconhecimento facial nas escolas. Na reunião, o secretário sugeriu que as escolas privadas e estaduais adotem os mesmos sistemas para aumentar a segurança e que esses sistemas sejam integrados à base de monitoramento da Guarda Municipal.
“Chamamos os representantes dessas escolas para ouvir suas demandas, mas principalmente para compartilhar algumas medidas preventivas que estamos adotando nas escolas municipais. Não podemos adquirir este sistema para as escolas privadas ou estaduais, mas podemos conectá-las à base da Guarda quando elas adquirirem”, explicou Gustavo Guedes.
A necessidade de aumentar a segurança nas escolas voltou à pauta após o ataque a uma escola de educação infantil em Blumenau, Santa Catarina, que resultou na morte de quatro crianças. As escolas privadas e estaduais estudarão a possibilidade de implantar os sistemas sugeridos e integrá-los à base de monitoramento da Guarda Municipal para aumentar a segurança nas escolas.
Foto: Divulgação/PMEV