Condições devem se manter até quarta-feira, dia 29, com a massa de ar frio empurrando lentamente a umidade para o oceano.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Depois de um fim de semana frio e chuvoso, o tempo prossegue instável e com baixas temperaturas no Rio Grande do Sul.
No Oeste e Noroeste do Estado uma massa de ar frio e seco afastou a instabilidade e provocou a queda das temperaturas. Durante a madrugada, desta segunda-feira, dia 270 o frio foi mais intenso na Fronteira Oeste, onde vários municípios tiveram mínimas abaixo dos 5°C.
Até as 06 horas, desta segunda-feira, 27, as temperaturas mais baixas foram registradas em Quaraí, com 1,7°C, em Uruguaiana, com 3,5°C, em Alegrete, com 3,6°C. Mas em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, a mínima de 5°C associada ao vento reduziu a sensação térmica para -0,5°C, às 4h, segundo a Somar Meteorologia.
Em Porto Alegre, a mínima até foi de 10°C, com sensação térmica de 8°C. Apenas seis das 10 estações monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet registravam temperaturas acima dos 10°C. Neste fim de semana, a chuva foi mais intensa no Litoral Norte e na Serra, com precipitações entre 45 mm e 50 mm em Torres, Bento Gonçalves e Canela (aproximadamente um terço da média de agosto).
A chuva também continuou caindo durante a madrugada na faixa leste do Estado. Essas condições (tempo instável no Leste e seco, no Oeste) devem se manter até quarta-feira, dia 29, com a massa de ar frio empurrando lentamente a umidade para o oceano.
Na quinta-feira, dia 30, e na sexta-feira, 31, o sol e o ar seco devem predominar em todo o Estado, provocando uma maior oscilação das temperaturas com frio pela manhã e calor, à tarde. No domingo, dia 02, no entanto, a chuva deve voltar ao Rio Grande do Sul.
Informações de Zero Hora
FOTO: Ronaldo Bernardi / Agência RBS