Ministro diz que até o final deste mês deve sair um pacote de medidas endurecendo a legislação de trânsito
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse na tarde desta quinta-feira, dia 03, que deve apresentar em até 20 dias um pacote de medidas para tentar reduzir os índices de acidentes de trânsito no Brasil e entre elas estuda a proposta de apropriação do veículo dos motoristas reincidentes em ocorrências com mortes. O secretário de Segurança, Trânsito e Transportes de Novo Hamburgo – Semtras, José Carlos Trevisan diz que apóia plenamente a iniciativa do ministro.
“Não é impossível pensar numa multa igual ao preço do veículo que ele usa em caso de dupla ou tripla reincidência, ou então que se utilize os mesmos dispositivos de seqüestro e apropriação do veículo que se utiliza sobre o crime organizado, no caso de reincidência com morte, por exemplo”, afirmou Tarso, ressaltando que ainda não se trata de uma proposta e sim de uma hipótese a ser estudada.
Ainda conforme Trevisan se for avaliado que tão logo foi criado o atual Código Nacional de Trânsito – com toda sua rigidez, os cidadãos passaram a cuidar mais e respeitar a sinalização de trânsito e o número de mortes despencaram. Com a “indústria dos recursos e a falta de reajuste nas multas aplicadas gera a sensação de uma falta de impunidade no país”, argumenta o secretário.
O município de Novo Hamburgo realizou mais de dez campanhas de conscientização durante o ano de 2007. Além de partir para o endurecimento da legislação não há mais nada que se possa fazer à curto prazo para dar um basta a violência no trânsito que se tem percebido nos últimos dias, especialmente nos períodos festivos, entende o secretário.