Lamentamos informar que teremos que retroceder no nosso processo de vacinação limitando o acesso às vacinas para pessoas com idade de 18 anos ou mais e, portanto, não dando continuidade à vacinação dos jovens de 17 anos como gostaríamos e planejamos.
Fomos forçados a adotar esta medida, na medida em que, fomos notificados pela Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde (CEVs) , órgão subordinado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), nos acusando de irregularidades na campanha de imunização contra a covid-19.
Entendemos que esta interpretação da CEVs e da SES está equivocada e vai de encontro a autonomia da gestão municipal que mediante as caraterísticas e as circunstâncias locais deve estabelecer sua própria estratégia de imunização.
Nosso procedimento foi calcado em rigorosa análise sobre o público a ser atendido e cotejando as remessas planejadas pelo Ministério da Saúde no sentido de garantir a cobertura necessária para proteger toda a população de São Leopoldo.
Por fim, aguardaremos o dia 15 de setembro, data em que o Ministério da Saúde projetou o início da vacinação dos adolescentes ou mudanças nas orientações em nível nacional, para retomarmos a vacinação dos jovens de 17 anos e quiçá avançaremos para as idades inferiores.
Certos da compreensão de todos, reiteramos nosso compromisso de continuar prestando nossos serviços com qualidade e agilidade em nome da defesa da vida e sempre orientados pela ciência.
Marcel Frison
Secretário Municipal da Saúde de São Leopoldo