Foco é imunizar quem ainda não tomou a segunda dose.
A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo buscando levar a vacina contra a covid a todos os públicos e a completar o esquema vacinal dos hamburguenses, coloca mais uma iniciativa colocou em ação na segunda-feira, dia 13: o projeto “vacina na porta da casa”.
“Fizemos um estudo e identificamos os bairros em que as pessoas tomaram a primeira dose e, principalmente, não voltaram para tomar a segunda dose. Então, agora, nós vamos atrás dessas pessoas”, explica o secretário de Saúde, Naasom Luciano.
Na prática, o “vacina na porta da casa” começará, na segunda-feira por volta das 11h, pelo Santo Afonso, na Rua Punta Arenas, quando uma Van com vacinadores percorrerá as ruas do bairro em que o estudo apontou a maior quantidade de pessoas com a vacinação incompleta. Depois, a ação partirá para o bairro Canudos que, junto com o Santo Afonso, são os dois bairros que registram a maior quantidade de pessoas que necessitam ainda tomar a segunda dose. Ao todo, os dois somados, mais de 13 mil pessoas não completaram o esquema vacinal.
Além da segunda dose, na Van serão aplicadas também a primeira e a dose de reforço. A partir desta terça-feira, dia 14, até a sexta-feira, 17, a vacinação ocorrerá das 09h às 16h.
A vacinação contra a covid segue sendo realizada nas unidades de saúde do município, sem a necessidade de agendamento, tanto para a primeira, segunda ou dose de reforço.
Imagem: arte/PMNH