O investimento é inferior a R$ 10 mil.
Em Sapiranga, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) em parceria com a Secretaria de Educação (Smed) tem dado ótimos resultados. Um equipamento biodigestor foi instalado no C.M.E. Ayrton Senna, Unidade de Ensino Fundamental e desde o mês passado está em funcionamento, produzindo gás metano que é utilizado na cozinha da escola.
O biodigestor transforma os resíduos orgânicos – também provenientes da cozinha da escola – em biogás, e ainda gera biofertilizante que é rico em nutrientes, utilizado para adubar as plantas. Esse processo ocorre através da decomposição dos resíduos feito por bactérias de maneira anaeróbia. O investimento no equipamento foi de R$ 9.900,00 provenientes do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento.
Esse processo de transformação traz muitos benefícios ambientais e ainda representa economia na compra de gás de cozinha, que a escola utiliza na produção das merendas. Outra função importante é para o estudo ambiental, já que o biodigestor instalado na escola é um exemplo prático para que alunos aprendam mais sobre o processo da decomposição da matéria e sobre a importância da reutilização de resíduos.