Vacinas do calendário básico infantil, como BCG, hepatite B, febre amarela e tríplice viral, serão oferecidas para que crianças com menos de cinco anos fiquem com as imunizações em dia. Campanha vai até o dia 30.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Ocorre neste sábado, 24, o dia nacional de mobilização para atualização da caderneta de vacinação infantil para crianças menores de cinco anos. A campanha é destinada a 14,4 milhões de crianças e se estende até 30 de agosto.
Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). Mesmo que o responsável não tenha a caderneta, é importante que leve o filho, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“No posto pode haver registro de quando [a criança] recebeu a vacina e, se não tiver registro, tem regras claras”, frisa. A campanha prevê também a suplementação da vitamina A para crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, que moram nas regiões Norte e Nordeste e em municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria. O complemento contribui para a redução do risco de morte por diarreia.
NO CELULAR – A partir do dia 24, os pais poderão acompanhar o calendário de vacinação por meio do telefone celular. “Além da caderneta de vacinação, a partir do dia 24 de agosto, teremos o acompanhamento digital do calendário, que poderá ser baixado diretamente pelo celular, avisando o pai e a mãe do momento correto de vacinação da criança”, anunciou Padilha na semana passada.
Informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução