Governadora Yeda Crusius quer a conclusão da rodovia serrana até o fim do ano, dentro do realismo financeiro do Estado
Para quem gosta quando as autoridades verificam in loco uma obra pública e a definem como prioridade, a quarta-feira teve uma boa notícia, principalmente para os moradores da Serra Gaúcha. A governadora Yeda Crusius participou da inspeção da Rota do Sol no viaduto da Cascata, em São Francisco de Paula, e afirmou que a conclusão da obra pode ocorrer até o final de 2007.
A rodovia é a principal ligação serrana para o litoral norte, acessando as praias via BR-101, em Terra de Areia. Para a governadora, a conclusão da Rota do Sol irá seguir um ritmo adequado ao realismo financeiro do Estado – já com alíquotas de ICMS menores a partir de fevereiro.
Segundo Yeda Crusius, será feita uma avaliação completa sobre as alternativas de engenharia e de análise financeira para, ainda durante este ano, completar a Rota do Sol como um circuito seguro para todos os usuários que sobem ou descem a estrada. A programação financeira do Governo do Estado é baseada no realismo do total de dinheiro que entra nos cofres do Tesouro.
“Começamos uma programação orçamentária e financeira que a cada dois meses é reavaliada. Então, quando fevereiro terminar nós, com responsabilidade e realismo, poderemos dizer que trechos e com que velocidade a Rota do Sol poderá ser completada ainda este ano”, afirmou Yeda.
Com uma definição dos recursos, serão estabelecidas as prioridades, cujo pagamento ocorrerá num ritmo programado. “O que nós contratarmos vamos pagar. Essa é uma questão importante que permitirá expormos o andamento da obra da Rota do Sol com compromisso, realismo e desembolso daqui até o final do ano”, finalizou.