O clima se estabilizou pelo Vale do Sinos. Segundo a Defesa Civil de São Leopoldo, mesmo com a parada das chuvas, o Rio dos Sinos segue em alerta de inundação por diversas cidades da região.
Foi realizada uma coleta na manhã desta quarta-feira, 28. Na régua da rua da Praia, às 12h, o nível do Rio dos Sinos registrou 4,74m e o status segue de Alerta para inundação, conforme o Plano de Contingência para Inundações (Placon).
As águas do Sinos, neste momento, chegaram ao nível de atingimento da rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos e da rua das Camélias, no bairro Pinheiro de São Leopoldo. Nas últimas 24h não choveu na cidade e no momento não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas.
Segundo o boletim, o Rio dos Sinos em São Leopoldo está subindo, em média, 1cm por hora, devido ao represamento à montante em Campo Bom, onde, às 11h30, o nível chegou a 7,16m, com elevação de 2cm por hora. Já em Novo Hamburgo, o Sinos atingiu 6,52m, às 12h, com elevação de 1cm por hora. Esse fator é uma combinação do represamento das águas, devido ao vento Sul. A projeção é a de que o Rio dos Sinos siga em elevação nas próximas horas.
A precipitação acumulada no mês de setembro é de 448mm, superando a média para igual período de 179mm, registrada há 30 anos atrás em São Leopoldo.