Nesta segunda-feira (10) abrem as inscrições para o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que seguirá até 30 de junho. O programa permite a regularização de débitos tributários, oferecendo descontos em juros e multas para quem aderir.
O Refis é voltado para pessoas físicas e jurídicas com tributos municipais em atraso até 31 de dezembro de 2023. Entre os débitos que podem ser renegociados estão o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), a Taxa Ambiental de Coleta de Lixo (TACL), o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e a Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento (TAFI). A novidade desta edição é a opção de pagamento via PIX.
As inscrições podem ser feitas pelo site da prefeitura ou presencialmente no atendimento fazendário, localizado no Centro Administrativo (avenida Dom João Becker, 754, Centro).
LEIA TAMBÉM: Cobertura vacinal preocupa com aumento de casos de coqueluche no RS
Descontos e condições de pagamento
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 100% sobre juros e multas de mora. Já quem preferir parcelar os débitos pode obter reduções que variam conforme o número de parcelas:
- 90% de desconto para pagamento em 2 parcelas;
- 80% de desconto para pagamento em 4 parcelas;
- 70% de desconto para pagamento em até 6 parcelas;
- 60% de desconto para pagamento em até 8 parcelas;
- 50% de desconto para pagamento em até 12 parcelas.
Para mais informações, a Secretaria da Fazenda disponibiliza atendimento pelos telefones (51) 2200-0201 (opção Refis) e WhatsApp (51) 2200-02441.
LEIA TAMBÉM: Iniciadas as atividades de 2025 do programa esportivo e cultural Acolher