As gravações na cidade foram realizadas em 2018 e mostram cenas do cotidiano das escolas com brincadeiras e atividades que acontecem nos pátios das EMEIs.
Referência no Brasil, o projeto educacional que oportuniza o encontro de crianças com a natureza desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo atravessou fronteiras e pode ser conferido, agora, em mais de 190 países. Apresentado como experiência positiva e alternativa aos desafios da urbanização, o trabalho desenvolvido nas escolas municipais é destaque do filme “O começo da vida 2: lá fora”, que teve estreia mundial no dia 12 de novembro e está disponível em plataformas como Netflix, iTunes, Apple TV, Amazon e Vídeo Camp, que exibe a obra gratuitamente e conta com recursos acessíveis como legendas, audiodescrição, dublagem em LIBRAS e legendas descritivas. “Estar presente em uma produção como esta, exibida em todo o mundo, mostra o trabalho de excelência desenvolvido nas escolas municipais de Novo Hamburgo. O que vemos no filme é uma proposta de rede que valoriza e estimula a autonomia e o desenvolvimento integral das crianças e a conexão com a natureza em suas diferentes possibilidades”, afirma a secretária de Educação, Maristela Guasselli. Dirigido por Renata Terra, o filme de 90 minutos tem classificação livre.
Indicado por celebridades como Bela Gil e Gisele Bündchen, o documentário apresentado pela Fundação Grupo Boticário e Instituto Alana e produzido por Maria Farinha Filmes dá sequência ao projeto audiovisual que iniciou tratando da primeira infância. Nesta segunda etapa, a produção percorre diferentes cidades do mundo em busca depoimentos de especialistas e experiências que promovam e valorizem a conexão entre crianças e a natureza. Novo Hamburgo é representada no filme com cenas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) Prof. Ernest Sarlet, do bairro Rincão, e Arca de Noé, de Canudos, além de depoimentos de professores, diretores e representantes da Secretaria de Educação (SMED). As gravações na cidade foram realizadas em 2018 e mostram cenas do cotidiano das escolas com brincadeiras e atividades que acontecem nos pátios das EMEIs.
Além de Novo Hamburgo, o filme também apresenta ações desenvolvidas em outras cidades brasileiras e países como Peru, México, Colômbia, Estados Unidos e Chile.
Criança e Natureza
Para celebrar o lançamento mundial do filme, a SMED realizou na tarde de sexta-feira, 20 de novembro, encontro entre diretores das escolas municipais e uma das responsáveis pelo argumento do documentário, Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza, programa do Instituto Alana que mantém parcerias com a rede municipal hamburguense desde 2009. “Para além do filme, Novo Hamburgo é exemplo pelo trabalho que desenvolve no “desemparedamento” da infância”. Em palestras e encontros que realizamos falando sobre a temática pelo mundo, sempre citamos a experiência de Novo Hamburgo. Muitas cidades brasileiras se inspiram no que é realizado aí”, revelou Laís durante a reunião virtual.
Além dos diretores, o documentário “O Começo da Vida 2: lá fora” também será tema, nos próximos dias, de encontro de formação entre os coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Novo Hamburgo.
Ficha técnica:
Argumento: Ana Lúcia Villela, Laís Fleury e Renata Terra
Direção de Fotografia: Janice D`Avila, David Reeks e Tomaz Viola
Montagem: Renata Terra e Victor Miaciro
Trilha Sonora Original: Arthur Decloedt
Roteiro e Direção: Renata Terra