Precisarão participar de processo aqueles que não atualizaram suas informações nos últimos dois anos. Programa beneficia atualmente quase 14 milhões de famílias.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
As pessoas que recebem o Bolsa Família e que não atualizaram suas informações no Cadastro Único – CadÚnico nos últimos dois anos devem procurar a gestão municipal do programa para fazer alterações. A medida vale a partir deste mês e até 17 de janeiro do ano que vem, passado o prazo, o benefício poderá ser cancelado.
“É fundamental que as famílias procurem a rede, que pode ser o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a área da prefeitura responsável pela assistência social, para atualizar as informações. O Cadastro Único é a peça chave do Brasil Sem Miséria [plano do qual o Bolsa Família faz parte]”, comunicou o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva
Embora o governo alerte as famílias sobre a importância de procurar o órgão local responsável pelo programa, no mês de julho, os gestores municipais devem fazer uma busca ativa para garantir que os dados estejam corretos. Segundo Paiva, cerca de 13,8 milhões de famílias brasileiras recebem o Bolsa Família, sendo que 1,8 milhões destas precisam buscar os postos para fazer a atualização de dados.
INFORMAÇÕES EXIGIDAS – Dentre os itens que vem sendo pedidos está; endereço, renda, composição familiar e sobre as escolas das crianças e adolescentes. A partir de 2013, os gestores municipais também registrarão, caso o responsável familiar tenha, o número do telefone celular.
Informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução / Exame