Nesta quinta-feira (27), foi apresentado, em audiência pública na Câmara de Vereadores, o projeto preliminar de desassoreamento do Rio dos Sinos. O objetivo é dar manutenção ao sistema de contenção de cheias. O evento reuniu vereadores, representantes de secretarias municipais, órgãos ambientais e gestores da região.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Cláudia Costa, o projeto prevê intervenções em um trecho crítico no Centro da cidade, entre as pontes da BR-116 e da avenida Mauá. Estudos foram iniciados com análise de sedimentos e imagens da área. Nos próximos dias, a Secretaria de Obras começará a remoção da vegetação sobre os sedimentos.
LEIA TAMBÉM: 45º Rodeio Nacional chega terá atrações para todas as idades
“Seremos o primeiro município a fazer o desassoreamento após a enchente de 2024. Além do Grupo de Trabalho (GT) interno onde debatemos estratégias para a melhoria do nosso sistema de contenção de cheias, constituímos também um GT junto ao Governo do Estado para que possamos utilizar os recursos estaduais disponíveis”, destacou a secretária do Meio Ambiente.
O vereador Daniel Daudt, líder do governo e proponente da audiência, destacou o protagonismo da Câmara de Vereadores em trazer o debate para o Legislativo. “O Executivo foi um parceiro, porque criou um comitê que vai trabalhar junto conosco para executar obras, planejar obras”, afirmou.
A audiência também definiu encontros mensais entre representantes da Câmara, Prefeitura e comunidade para acompanhar as ações.
LEIA TAMBÉM: As Fazendas Padre Eterno e Leão: os Primórdios de Sapiranga