34 estudantes da rede pública de ensino receberam certificado; só em 2009 foram 330 e espera-se que outros 180 concluam o projeto ainda este ano.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O projeto Amigos da Água, desenvolvido em parceria pela Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SDS, formou a primeira turma em 2010.
Ao todo, 34 estudantes da rede pública de ensino receberam o certificado no último dia 02 de julho, das mãos do prefeito Tarcísio Zimmermann, do diretor geral da Comusa, Arnaldo Dutra, e da secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres.
São estudantes entre 10 e 14 anos que aprenderam através de oficinas, aulas práticas e teóricas, lições sobre o Meio Ambiente, além de cuidados essenciais que o cidadão precisa ter com o lixo e os recursos hídricos. A idéia é que esses jovens atuem como multiplicadores de práticas conscientes sobre os cuidados com o uso dos recursos hídricos.
O prefeito Tarcísio Zimmermann parabenizou os formandos e disse que eles são a confirmação da necessidade de termos um novo olhar sobre as questões ambientais. “O nosso planeta depende de novas atitudes para continuarmos vivendo. Precisamos nos reciclar e cuidar do Meio Ambiente com o mesmo carinho que temos com as pessoas que nós gostamos”, revelou.
Guardiões do Meio Ambiente
Em 2009 o projeto socioambiental, Amigos da Água, criado pela Comusa, através do Laboratório de Educação Ambiental – LEA formou mais de 330 crianças.
Os estudantes que receberam os certificados vivem em áreas de vulnerabilidade social, onde os índices de criminalidade são elevados. O Amigos da Água ocupa o tempo dos jovens no turno inverso da aula, formando agentes multiplicadores de ações ecológicas junto a seus familiares.
Até o final deste ano, outras 180 crianças que participam do projeto devem se tornar guardiões do Meio Ambiente.
Informações de Imprensa da PMNH
FOTO: divulgação / Rodrigo Machado