Professores da escola Presidente Getúlio Vargas receberam os aparelhos e participaram da primeira aula de capacitação.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
As secretarias de Educação e Desporto – Smed e de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital – Setid de Novo Hamburgo entregaram computadores portáteis do programa “Um Computador por Aluno” – UCA para os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas, do bairro Rincão.
Na ocasião da entrega, na última sexta-feira, dia 25, os educadores, além de receber o aparelho, participaram da primeira aula de capacitação do programa. O treinamento terá duração total de 200 horas e será divido em dois módulos.
No primeiro momento, será trabalhada a parte técnica do programa e, em seguida, a parte pedagógica. Após a capacitação, cada aluno da entidade também receberá seu próprio laptop.
Durante a entrega, o secretário da Smed, Alberto Carabajal, falou sobre a importância da inserção da tecnologia dentro da sala de aula. “Através dos computadores, vamos melhorar a qualidade do ensino dos alunos da rede municipal, promovendo o incentivo ao estudo”, explica.
Os alunos da escola receberão os computadores assim que os equipamentos para acesso a Internet forem instalados. Para a professora Rose de Azeredo, que há 23 anos leciona na Presidente Getúlio Vargas, toda a idéia nova é bem vinda para a escola. “Nos últimos anos a educação vem crescendo rapidamente, e o município está aproveitando este momento para trazer mais tecnologia para as escolas. Para mim, foi uma boa novidade”, destacou.
Projeto piloto pode ser prioridade
através do Orçamento Participativo
O projeto piloto do Ministério da Educação – MEC disponibilizou para o município 555 computadores, que atenderão alunos e professores das escolas Pres. Getúlio Vargas e Marcos Moog. Segundo a secretária da Setid, Márcia Schuler, a Prefeitura deverá aderir ao programa, visando a atender todas as escolas da cidade.
“É importante ressaltar que este é um projeto piloto. Nossa intenção é que seja levado para todas as escolas. Para atender mais rapidamente a demanda, as comunidades de cada bairro podem priorizar a inclusão do UCA nas suas escolas durante as reuniões do Orçamento Participativo”, aponta.
Por medida de segurança, todos os laptops terão que ser validados no servidor de rede dos computadores das escolas, pois sem essa validação os aparelhos portáteis serão bloqueados, e deixarão de funcionar.
Informações de Imprensa da PMNH
FOTOS: divulgação / Gustavo Henemann