A Prefeitura de Novo Hamburgo garantiu R$ 1,5 milhão em horas máquina para desassorear arroios e afluentes do Município até o fim do ano, através do programa estadual “Desassorear RS”.
Os trabalhos seguirão uma ordem de prioridade, começando pelos arroios Gauchinho e Pampa. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano prevê a limpeza de mais de 10 quilômetros de cursos hídricos em 2025.
“O desassoreamento é algo muito importante, tanto para a população como para as empresas que investem em Novo Hamburgo, para terem segurança. No bairro Boa Saúde, há mais de 20 anos não se fazia uma limpeza lá. Meu agradecimento ao governo estadual pela ajuda”, salienta o prefeito Gustavo Finck.
LEIA TAMBÉM: Mutirões quinzenais vão remover fios soltos dos postes a partir de abril
Neste momento, o setor de Projetos da Prefeitura está finalizando o envio dos documentos e a descrição detalhada de quais serviços precisam ser realizados. Após isso, as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) farão a análise e liberação dos valores para as empresas que fornecerão a mão de obra.
Assim que for concluída a retirada dos sedimentos de cada um dos arroios, o Município terá até 90 dias para encaminhar o relatório dos serviços para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).
LEIA TAMBÉM: Dívida milionária leva Novo Hamburgo a decretar calamidade financeira