Nesta quarta-feira (19), empresas de telefonia, internet e a RGE se reuniram para discutir soluções para o excesso de fios soltos nos postes da cidade. O encontro, realizado no Centro Administrativo Leopoldo Petry, resultou na definição de mutirões quinzenais para a remoção dos cabos, com previsão de início em abril.
A iniciativa busca reduzir a poluição visual e evitar acidentes, como o ocorrido no início de março na Vila Diehl, quando um motoboy quase foi degolado por cabos arrebentados por um caminhão.
LEIA TAMBÉM: Dívida milionária leva Novo Hamburgo a decretar calamidade financeira
Os mutirões ocorrerão em turno integral e contarão com a participação de todas as empresas, independentemente de possuírem fiação no local. A Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SMOPI) será responsável pelo descarte adequado do material recolhido.
Para incentivar a adesão, a Prefeitura criará um selo de reconhecimento para as empresas participantes. Caso alguma operadora negligencie a remoção dos fios, medidas judiciais poderão ser tomadas.
Além da RGE, estiveram presentes na reunião representantes das operadoras Claro, Netmitt, Sebratel, Gigaweb, Defferrari, Voa Telecom e Clean Net.
LEIA TAMBÉM: Irmãs morrem após carro invadir casa em acidente na BR-116