Auxiliar crianças e jovens a reconhecer e recusar às pressões que influenciam no consumo de drogas é um dos principais objetivos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que, na tarde da última semana, realizou a formatura de cerca de mil estudantes das redes municipal e estadual de Novo Hamburgo. A celebração aconteceu no Teatro Feevale e contou com a presença da prefeita Fátima Daudt, dos secretários de Educação, Maristela Guasselli, e de Segurança, General Roberto Jungthon e do comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Márcio Uberti Moreira.
O programa realiza ações conjuntas entre as Policias Militares, escolas e famílias e busca prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e jovens. “Este é um tema muito importante e, por isso, quero parabenizar a todos que estão envolvidos nesta iniciativa e que trabalham pela diminuição da violência”, destacou a prefeita Fátima Daudt. Durante a formatura também foram entregues medalhas e certificados aos estudantes que tiveram suas redações premiadas.
O programa
O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – DARE, criado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo desenvolver noções de cidadania, prevenir o uso de drogas e a violências entre crianças e adolescentes. A ênfase do programa está em auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem as pressões que influenciam para o consumo de álcool, cigarro e drogas.
Foto: José Renato Oliveira