É crescente o número de alunos nos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio. Uma das razões do crescimento é a busca por alguma vivência profissional
O número de alunos matriculados nos Cursos Técnicos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) têm aumentado muito nos últimos anos. O Centro de Educação Profissional (CEP) da IENH, em 2006 contava com 378 alunos, já este ano, possui cerca de 490 alunos, divididos entre os cursos de Comércio Exterior, Gerência Empresarial e Informática e no novo curso de Logística Empresarial.
César Miguel Monteiro da Silva, coordenador do CEP, diz que existe uma expressiva expansão na educação profissional técnica de nível médio no Brasil. Acrescenta ainda que o crescimento entre 2003 e 2005 foi de aproximadamente 26,9%, totalizando 749 mil alunos distribuídos em 20 áreas profissionais, em todo o país.
Segundo ele, 1997, no início das atividades dos cursos técnicos, a IENH contava com 28 alunos e hoje tem quase 500 alunos. Silva diz que o crescimento de alunos da IENH se deve especificamente aos seguintes fatores:
– ótimas condições de infra-estrutura física e administrativa para atendimento aos alunos;
– existência de prática profissional nos cursos;
– forte interação com as empresas;
– reais condições de empregabilidade, constatada em pesquisa realizada em 2006;
– marketing pessoal dos alunos que divulgam o curso em seus ambientes profissionais;
– excelente qualificação dos professores;
– atividades complementares, palestras e vistas técnicas realizadas;
– apoio do Núcleo de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial – NADE, para o encaminhamento dos alunos para emprego.
As aulas do CEP ocorrem das 18h55min ás 22h30min na Unidade Fundação Evangélica (Rua Frederico Mentz, 526, Hamburgo Velho). Maiores informações pelo site www.ienh.com.br .