A previsão de chuva com volumes elevados no fim de semana no Rio Grande do Sul deixa cidades da região em alerta. A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, recomenda que a população acompanhe informações nas redes sociais da Prefeitura e nos meios de comunicação. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressalta a importância de uma conscientização responsável neste momento.
Segundo a MetSul Meteorologia, a chegada da frente fria no fim de semana vai dar início a um longo período de instabilidade com chuva que terá volumes elevados e mesmo excessivos em parte do Estado, entre os dias 15 e 20 deste mês.
Trensurb reduz intervalo entre as viagens e amplia horário da operação emergencial
O cenário guarda semelhança com que aconteceu no fim de abril e começo de maio por causa do bloqueio atmosférico associado a uma massa de ar seco e quente no centro do Brasil. Contudo, embora altos, a MetSul salienta que os volumes de chuva não são tão extremos como os ocorridos naquele período, o que provocou a enchente histórica e em várias cidades do RS.
A sexta-feira (14) ainda terá sol com alguma nebulosidade. A temperatura pode passar dos 30°C, segundo a MetSul. No sábado (15), a nebulosidade aumenta e, no domingo (16), a chuva deve ser mais forte, inclusive com altos volumes, perto e acima de 50 milímetros, em pontos do centro e norte do Estado, segundo a MetSul.
Com dois motores em operação, Casa de Bombas do Santo Afonso volta a operar
Novo Hamburgo
A prefeita Fátima Daudt (MDB) fez um alerta à população nesta quinta-feira (13) devido à previsão do tempo. De acordo com a Prefeitura de Novo Hamburgo, o volume de chuva deve ser de 75 a 100mm entre sábado e domingo na Região Metropolitana, podendo a chegar a 150mm em algumas localidades. Especialistas indicam que a precipitação pode resultar em alagamentos pontuais. Para efeito de comparação, a média histórica de chuva em junho, na cidade, é de 125mm.

“A chuva prevista pode representar riscos, mas será menor do que a que vivenciamos no início de maio, mês que teve 530mm de precipitação em Novo Hamburgo. Nossa Defesa Civil está atenta, monitorando o cenário em tempo real. Também estamos com a Casa de Bombas novamente em funcionamento, além de estarmos limpando bueiros e redes de esgoto pluvial com o serviço de hidrojateamento, removendo lama, lodo e resíduos no arroio Gauchinho e recolhendo descartes de móveis e eletrodomésticos nas ruas”, afirma Fátima.
A prefeita esteve em Porto Alegre para uma reunião com o vice-governador Gabriel Souza. Em pauta as parcerias com o governo do Estado em função da calamidade. Fátima recomenda que a população acompanhe informações e alertas nas redes sociais da Prefeitura e nos meios de comunicação.
Novo Hamburgo registra primeira morte por leptospirose em razão da enchente
São Leopoldo
O prefeito Ary Vanazzi (PT) se reuniu com secretários municipais na quarta-feira (12) para tratar da previsão de chuva para os próximos dias. Na ocasião, foram apresentados relatórios das secretarias e articulado o planejamento e medidas de prevenção.

Vanazzi alertou sobre a importância de uma conscientização responsável neste momento. “As pessoas estão inseguras por conta da última enchente, então precisamos ser claros. Nosso sistema anticheias, os diques, as Casas de Bombas, vão dar conta se o volume de chuva for o previsto. O que nós provavelmente teremos problemas é com a microdrenagem, porque muitos resíduos sólidos ficaram nas ruas, muitas bocas de lobo ainda estão obstruídas, e isso pode gerar um acúmulo de água nas ruas. Ao que tudo indica não teremos maiores problemas, mas precisamos estar alertas e em monitoramento constante”, enfatizou.
“Vamos preparar a recuperação e ampliação do dique”, afirma Vanazzi
Sobre a estrutura dos diques, o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Paulo Kumer, afirmou que o os diques foram recuperados e estão em funcionamento. “Devemos ter alguns problemas na microdrenagem, mas quanto aos diques as pessoas podem ficar tranquilas porque foram recompostos e estão funcionando de forma segura”, disse Kumer, que ainda anunciou uma limpeza próxima ao Arroio Cerquinha. “Será feita, provavelmente ainda amanhã, uma limpeza no Cerquinha, da Casa de Bombas até a Henrique Bier, devido ao volume de lixo acumulado.”
O diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Mauricio Miorin, apresentou a situação das Casas de Bombas. Confira:
- Rodoviária – Quatro bombas: duas em condições e duas em manutenção;
- Ginásio – Quatro bombas; duas em condições e duas em manutenção;
- Campina – Quatro bombas: duas em condições, uma em fase de testes para recondicionamento e uma em manutenção;
- Arroio Cerquinha – Duas bombas: uma em condições e uma em manutenção;
- João Corrêa – Sete bombas: três em condições de operar, uma sendo instalada (com conclusão até sexta-feira), uma será recebida em 10 dias e duas em manutenção.
Leia também
Projeto para enfrentar assédio a mulher em bares e restaurantes é aprovado na Assembleia
Biodança, perucas, ovnis: veja as novas profissões incluídas no Guia Brasileiro de Ocupações