O anúncio foi feito no espaço da Superintendência de Comunicação (Scom) do Gabinete do Prefeito, durante a São Leopoldo Fest 2023.
No intuito de valorizar e promover a igualdade de gênero, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou na quinta-feira, dia 20 de julho, o Decreto Municipal n.º 10.475/2023, que estabelece, pela primeira vez na história da cidade, um horário especial para os serviços de atendimento público durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina, que ocorrerão nos dias 24 de julho e 2 de agosto.
A iniciativa prevê a adaptação dos horários de atendimento ao público no Centro Administrativo da Prefeitura e demais locais com turno único. Na segunda-feira, dia 24 de julho, o atendimento será das 11h às 16h, e na quarta-feira, dia 2 de agosto, das 10h às 15h. A definição da compensação de horários ficará sob responsabilidade dos secretários de cada pasta.
Contudo, é importante ressaltar que os serviços essenciais, como atendimento em saúde (Hospital Centenário, Centro de Saúde Feitoria, UPA 24 Horas e UBSs), segurança e limpeza pública, não terão horários diferenciados e seguirão as determinações das respectivas secretarias. O mesmo se aplica às escolas da rede pública municipal, que possuem calendários próprios homologados pela Secretaria Municipal de Educação – SMED.
Para o prefeito Ary Vanazzi, o decreto é um passo importante dentro das políticas de igualdade de gênero e representa um gesto de reconhecimento e valorização do futebol feminino. Ele enfatizou a necessidade de dar visibilidade e importância ao esporte praticado por mulheres, assim como já é feito tradicionalmente com o futebol masculino.
A secretária de Políticas para Mulheres, Eliene Amorim, ressaltou a relevância dessa medida, que nasceu de uma demanda da sua própria secretaria e foi apoiada pelo secretário Rafael e pelo prefeito. Para ela, o decreto valoriza o esporte feminino em geral e reafirma as políticas afirmativas do município.
Outro secretário que enalteceu a iniciativa foi Marcel Frison, responsável pela pasta de Cultura e Relações Internacionais. Ele destacou que, além de permitir que os funcionários públicos possam acompanhar e torcer pela Seleção Feminina, a medida incentiva outras empresas e órgãos públicos a fazerem o mesmo, contribuindo para a valorização do futebol feminino.
Por sua vez, o secretário de Administração, Rafael Forneck, expressou sua satisfação com a determinação do prefeito Vanazzi em adotar essa medida. Ele ressaltou a importância de implementar horários diferenciados e flexíveis para a Copa do Mundo Feminina, assim como já é feito para a competição masculina, e enfatizou a visão ampla da gestão em relação à luta pela igualdade de gênero.