Na primeira reunião com o assunto em debate, ambas as partes chegaram a um consenso.
A emissão sonora a partir de casas noturnas localizadas em Novo Hamburgo, a seguir a legislação e o impacto na vizinhança do entorno desses locais foram pauta de uma primeira reunião entre representantes do Executivo e proprietários dos estabelecimentos no Centro Administrativo Leopoldo Petry na semana passada.
“A nossa proposta é atuarmos como mediadores neste processo, buscando uma conciliação, pois não queremos prejudicar os empreendedores, mas também queremos que eles estejam dentro da emissão de decibéis permitidos pela legislação e que não geram transtornos aos vizinhos”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) possui os laudos com a emissão sonora dos empreendimentos, inclusive já tendo autuado conforme a lei vigente, os locais que apresentaram decibéis acima do permitido.
“Foi uma primeira reunião muito produtiva e todos os empreendedores demonstraram interesse em cooperar para uma solução que seja boa para todos. Como primeira medida, ficou definido que, de posse dos laudos que já elaboramos e analisadas as melhorias realizadas nos locais, faremos uma nova rodada de medições sonoras nas casas noturnas para verificar se os níveis de decibéis emitidos estão dentro da legislação”, pontua a diretora de Proteção Ambiental, Maya Ruschel.