A Prefeitura de Novo Hamburgo abriu concorrência pública para a construção de 70 unidades habitacionais na Vila Martin Pilger, no bairro Vila Nova. A empresa contratada terá a responsabilidade técnica e de execução plena do projeto. As propostas deverão ser apresentadas no dia 26 de dezembro e o critério de escolha é o menor valor orçado. A partir da ordem de início das obras, a empresa vencedora terá 12 meses de prazo para a execução da obra.
As residências terão dois quartos, sala, cozinha e banheiro em substituição a construções precárias na área que está localizada junto à ERS-239.
Das 70 moradias, quatro delas serão adaptadas para atender pessoas com algum tipo de deficiência física que dificulte a sua mobilidade. O projeto completo de infraestrutura e residências conta com financiamento da Caixa Econômica Federal, no valor de investimento estimado em mais de 7,2 milhões de reais.
De acordo com a Diretoria Municipal de Habitação, o contrato de financiamento foi firmado com o Governo Federal por meio do Programa Pró-Moradia. Ao todo, na Vila Martin Pilger, serão 117 famílias beneficiadas com a infraestrutura de pavimentação, tratamento de esgoto, energia elétrica e outros serviços que compõem o planejamento habitacional, além de uma praça central, e a oportunidade de garantir a moradia digna e segura.
As obras de infraestrutura estavam paradas desde meados do ano passado e foram retomadas na Gestão Fátima Daudt. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) tem dado sequência ao planejamento para a área e, por conseguinte, do trabalho técnico social e da regularização fundiária.
Vale relembrar que o local onde hoje se formou uma comunidade era destinado como área verde ao Município de Novo Hamburgo. Esse espaço foi ocupado por famílias que estavam instaladas junto à antiga “faixinha”, depois do início do processo de duplicação da ERS-239, iniciado em 2010.
O edital estará disponível no site www.editais.novohamburgo.rs.gov.br sem custo para retirada.