Criança nascida nas Filipinas foi escolhida como representante simbólica da data. Planeta atingiu seis bilhões de pessoas em 1999.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
31 de outubro de 2011 passa a ser uma data histórica. Este será lembrado como o dia em que a população mundial atingiu sete bilhões de pessoas. No entanto, conforme especialistas, não há como determinar com precisão onde nasceu – ou vai nascer – o cidadão de número sete bilhões.
O nascimento de Danica Maio Camacho (foto), mesmo assim, foi o símbolo da comemoração do marco nas Filipinas. A criança pesa 2,5kg e nasceu nesse domingo, 30, dois minutos antes da meia-noite, mas os médicos afirmam que o nascimento deve ser comemorado como se fosse nesta segunda. Os pais de Danica, Florante Camacho e Camille Dalura, foram felicitados por representantes da Organização das Nações Unidas – ONU.
“É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta”, comentou emocionada Camille na sala de partos, invadida pela imprensa. Danica receberá uma bolsa de estudos e os pais terão uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.
A ONU estima que até a metade deste século o número triplique. O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999, quando Adnan Nevic, um menino de Sarajevo, foi escolhido como representante simbólico da marca. É fundamental que os governos invistam mais em planejamento no que se refere a alimentos, à água, energia e maior produção de lixo e poluição, segundo avaliação da organização.
Em Novo Hamburgo, a população cresceu de 236.193 habitantes, em 2000, para 237.044, conforme apuração do Censo 2010 feito pelo Instituto de Geografia e Estatística – IBGE. Em comparação, a capital gaúcha Porto Alegre passou de 1.360.590 habitantes para 1.365.039, no mesmo período. O Brasil, de 169.799.170 para 185.712.713.
“O mundo e seus sete bilhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial”, declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População – UNFPA nas Filipinas, Ugochi Daniels.
Informações de Agência Brasil e Correio do Povo
FOTOS:
ilustrativa / pubchampion.co.uk
Prakash Mathema / AFP