Em busca de um encontro com os costumes e cultura de seus antepassados, a surpresa de se deparar com um local que mistura o antigo com o moderno em perfeita harmonia. Conheçam mais sobre Varsóvia, na Polônia!
Por Janaina Barsazcz
Decidi levar meu pai para conhecer sua terra natal (minha também) de onde meus avós partiram para o Brasil. A Polônia que meu avô tanto amava! Sugiro a todos que puderem viajar e buscar suas origens que o façam, é emocionante.
Varsóvia é muito mais bonita que imaginava. Mistura o antigo com o moderno, prédios, museus, praças lindas. O prédio da ciência e cultura (foto abaixo) é um dos mais lindos da cidade. Tem uma rede hoteleira ótima, recomendo o Novotel, onde me hospedei. É bem localizado, tem serviços excelentes e preços razoáveis.
A polônia é famosa por sua vodka, realmente saborosa e disponível em várias opções. Indico provarem a Zubrowka, famosa, pois vem com um fio do pêlo de um bicho muito feio, o Bison, dentro da garrafa. A cerveja polonesa é deliciosa e toda culinária também. Um prato típico é a sopa de beterraba, comum em todos restaurantes, e que tem como nome, nada mais é que o meu sobrenome, pode?
As praças e igrejas são lindas, sendo a do Frederico Chopin uma das maiores de toda Europa e muito bonita. Mas não deixe de passar um dia em Starie Miastro (cidade antiga), simplesmente apaixonante, arquiteturas, bistrôs, lojas, música… Amei! Voltei ao local duas vezes e, além disso, andar de carruagem pela cidade antiga é um charme.
Outra vantagem da Polônia, é que este país não adotou o Euro como moeda ainda, a moeda local é o Zloty e tudo tem ótimos preços. Fiz boas compras. O povo polonês é lindo e educado, Varsóvia é florida e repleta de opções de lazer. Meu avô ficaria orgulhoso de ver a beleza da sua terra amada. Conheçam a Polônia, irão adorar!