A novidade pedagógica de Novo Hamburgo está disponibilizada para a comunidade escolar. O equipamento será itinerante e nele são projetadas imagens do espaço, planetas e constelações
A comunidade escolar hamburguense conta com uma novidade, o Planetário Móvel Ricardo Jörgensenn Fleck. O equipamento foi construído através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) hamburguense e a Fundação Omega Centauri, instituição voltada à pesquisa científica, em Lomba Grande. Solenidade marcou lançamento da novidade pedagógica, na noite do dia 04, no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, bairro Rincão. Participaram o prefeito Tarcísio Zimmermann, o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, o secretário Geral de Governo, Luís Lauermann e o coordenador de Políticas para a Juventude, Roger Correa.
Um espetáculo de dança com luz negra e trilha sonora do filme “2001: Uma odisseia no espaço”, de Stanley Kubrick abrilhantou o lançamento. Antes da plateia ter acesso ao equipamento onde são projetadas imagens do espaço, planetas e constelações, aconteceram os discursos. A primeira a falar foi a professora da Escola Harry Roth, Isabel Cristina Coelho, uma das idealizadoras da proposta. Como reconhecimento, ela foi nomeada coordenadora do Projeto “O Céu ao Nosso Alcance”, da SMED, que utilizará o Planetário Móvel. “Este é um sonho de 20 anos, por isso estamos tão felizes, pois temos certeza que será uma ferramenta capaz de dar novas e muitas oportunidades às nossas crianças”, citou Isabel.
O professor Luís Augusto Leitão, fundador da Omega Centauri, após recapitular brevemente a história do Universo, afirmou que sua organização trabalha para ampliar o conhecimento científico de todas as faixas etárias. “Me sinto realizado em saber que contribuiremos para que a garotada se interesse por refletir sobre as grandes questões da vida”, declarou. Já Tarcísio fez questão de parabenizar o professor Luís, revelando aos presentes que o investimento de R$ 50 mil necessário para a construção do planetário foi doado pelo cientista, graças à herança deixada recentemente por seu pai.
Em um primeiro momento, o Planetário Móvel ficará instalado no Ginásio Agostinho Cavasotto, mas posteriormente começará a circular pelas escolas da rede pública de ensino. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas com a professora Isabel, na SMED.