Conforme o levantamento, que ouviu 600 famílias em Porto Alegre, a renda atual registrou alta de 6% na comparação com julho e de 9,6% em relação a agosto de 2011.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O consumidor gaúcho está mais seguro em relação à estabilidade no emprego, além de apostar em uma melhor expectativa profissional e afirmar ter aumentado a renda familiar.
Os dados constam na edição de agosto da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias gaúchas, divulgada nesta terça-feira, dia 28, pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS.
Conforme o levantamento, que ouviu 600 famílias em Porto Alegre, a renda atual registrou alta de 6% na comparação com julho e de 9,6% em relação a agosto de 2011. A segurança em relação ao emprego atual apresentou expansão de 15% na comparação com o mesmo período de 2011.
O indicador de perspectiva profissional também foi positivo, com aumento de 19,4% em relação ao mês anterior e de 45% quando comparado a agosto do ano passado. Embora permanecendo no campo do pessimismo, com uma queda de 11,3% em relação a 2011, a pesquisa mostrou que neste mês o nível de consumo registrou uma expansão de 2,9% em comparação com julho.
No que se refere às compras a prazo, houve aumento de 3,9% na comparação com julho e de 12,2% relativamente a agosto do ano passado. Quanto à perspectiva de consumo, o levantamento mostrou uma queda de 3,3% em relação ao mês anterior e um aumento de 9,4% na comparação com agosto de 2011.
Do total de entrevistados, 35,1% consideram que o consumo no segundo semestre de 2012 deverá ser melhor do que em igual período do ano passado. Em julho, a pesquisa mostrou que esse percentual era de 38%.
Informações de Correio do Povo
FOTO: ilustrativa / sindec