Palestras abordarão psiquiatria, apresentação de exemplares de drogas, identificação de maneiras com as quais traficantes chegam a crianças e adolescentes e encaminhamentos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Discutir o problema das drogas em Novo Hamburgo e buscar soluções. É a intenção do I Seminário de Prevenção à Drogadição, lançado nesta quarta-feira, dia 05, e marcado para 24 de setembro.
Das 13h30min às 18 horas, o Salão de Atos do campus II da Universidade Feevale vai receber quatro palestrantes, buscando abordar o tema de forma global. O lançamento foi realizado durante a reunião quinzenal do grupo Pensando Novo Hamburgo, que realiza o evento em parceria com o Ministério Público no município.
“O grupo optou por enfrentar esse problema”, resumiu a coordenadora geral Andrea Schneider. “Convidamos vocês a estarem engajados nessa luta.” Para simbolizar o momento, representantes das entidades apoiadoras deram-se as mãos.
O seminário é voltado para professores e profissionais da rede de saúde e de assistência social, mas aberto à comunidade. A entrada é franca mediante inscrição no site do Pensando até o dia 14.
Veja abaixo quem são os palestrantes:
– Dr. Tiago Pianca, médico especialista em psiquiatria, psiquiatria da infância e dependência química. Tema: como identificar quem usa drogas e quem está convivendo com um usuário.
– Del. Sonia Maria Dall’Igna, diretora da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE e Delegada responsável pelo Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico – DENARC. Tema: apresentação de exemplares de drogas.
– Ten. Gustavo Fernando da Silva Carvalho, coordenador dos projetos sociais e chefe da comunicação social dos Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Sinos – CRPO/VRS. Tema: como os traficantes estão abordando crianças e adolescentes.
– Dra. Jeane Schilling de Assumpção, promotora de Justiça do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Novo Hamburgo. Tema: como realizar encaminhamentos de usuários.
Candidato Zimmermann apresenta
propostas e responde perguntas
A reunião também contou com mais uma edição do projeto O Case Sou Eu. Desta vez, com o reitor da Feevale Ramon Fernando da Cunha. “Fiquei surpreso com o tema sobre o qual fui convidado a falar”, declarou. “Nunca falei sobre a minha vida.”
Quem também conversou com os membros do grupo foi o candidato à reeleição para o cargo máximo da prefeitura hamburguense Tarcísio Zimmermann (PT). No último encontro, foi Dione Morais e Ari Schneider, ambos do PSC, que tiveram a oportunidade de expor suas propostas e responder perguntas.
FOTOS: Mônica Neis Fetzner / novohamburgo.org