Nem mesmo o calor próximo dos 40 graus desanima Paulo Gomes Pereira, 56 anos, Papai Noel de carteirinha. Há cerca de nove anos, ele se apaixonou pelo poder de encanto que a figura do bom velhinho causa nas pessoas e, desde então, vem levando alegria a diversos lares e eventos.
A sua identificação com a magia natalina iniciou quando conheceu o menino Renan, portador de necessidades especiais. Prometeu para si mesmo que a cada Natal visitaria o garoto e seria, exclusivamente para ele, um Papai Noel.
Só que o sucesso foi tanto que ele começou a receber convites para representar o bom velhinho em escolas e eventos. A sua “estréia” foi na Escola João Brizolla, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo.
Desde então, ele não parou mais. Chega a participar de até quatro eventos por dia. E haja disposição, pois ele chega a perder até sete quilos em um mês. E como ele faz para recuperar as energias? “Depois é só me alimentar bem com frutas e verduras, além de beber muita água, uns cinco litros por dia”, conta.
O “Pereira Noel” possui três jogos completos de roupas para as festas. Em todas elas, ele mantém a sua característica principal: sempre vai de moto. E a barba é natural, cultivada por pelo menos nove meses.
Desde que começou a encarnar o bom velhinho, Paulo nunca mais passou a noite de Natal com sua família. Neste ano, ele espera mudar esta história, depois de visitar Renan, claro. Pai de três filhos, diz que o momento da noite natalina lhe traz alegria e tristeza ao mesmo tempo. “Fico longe da família, mas muito feliz em ver famílias se confraternizando. O ser humano ainda se emociona com o amor ao próximo”, acredita.
Para encerrar a entrevista, nosso amigo Papai Noel deixa uma mensagem de paz para este Natal:
“Que o ser humano aprenda a perdoar como as crianças, pois, quando isso acontecer, as armas serão trocadas por pães e a fome no mundo vai cessar.”