Eles fazem parte de uma lista contento 278 nomes de candidatos ao prêmio. Ex-agente da CIA, Edward Snowden, também aparece entre os indicados.
Da Redação ([email protected]) (Siga no Twitter)
O nome do Papa Francisco ilustra a lista dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz. De acordo com o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, Jorge Bergoglio, que completa um ano de seu pontificado no dia 13 de março, é um dos 278 indicados.
Será de responsabilidade da comissão do Nobel reduzir a lista em 12 nomes antes do final de abril. O próximo passo será o anuncio do escolhido, ocasião marcada para o dia 10 de outubro, em Oslo, na Noruega.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também está entre os indicados ao prêmio. A honra veio em função de seu papel na crise da Síria, porém, enfrenta um conflito com a Ucrânia, que poderá gerar uma guerra na Crimeia. Outro que aparece na lista é Edward Snowden, ex-funcionário da CIA , que denunciou a existência de uma rede norte-americana de espionagem global.
“Tivemos um número crescente de indicações de pessoas de países que nunca antes haviam apresentado candidatura”, disse Lundestad ao anunciar, em Oslo, os indicados.
O último recorde aconteceu no ano passado, quando houve 259 candidatos, sendo a Organização para a Proibição de Armas Químicas a vencedora, premiada por seus “grandes esforços” para eliminar esses arsenais.
Informações de Brasil 247
FOTO: reprodução / UOL
Reprodução / La Tribuna