O vereador Cleonir Bassani homenageou a Orquestra de Novo Hamburgo, dedicando parte da sessão à existência e aniversária da mesma. Ainda, entregou um diploma de reconhecimento pela contribuição cultural aos diretores da APRATA
Leia também: Origem da Orquestra e a vida de Arlindo Ruggeri
Seguindo proposta do vereador Bassani, parte da sessão plenária de terça-feira, dia 10, foi dedicada a registrar os 55 anos da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo Arlindo Ruggeri. O vereador pautou a importância desta longa trajetória para o município.“É um fato por demais importante, uma cidade com 80 anos de emancipação política poder festejar a trajetória de uma orquestra que completa 55 anos de existência”, afirmou Bassani.
Na seqüência, Cleonir relembrou episódios que marcaram a vida da orquestra, além das renovações e mudanças em busca de aprimoramento e melhorias. Na avaliação de Bassani, a renovação constante demonstra a seriedade e vitalidade do grupo.
A homenagem, segundo o autor da proposta, é uma demonstração do compromisso da Câmara e dos vereadores com a vida da orquestra e com as atividades culturais na cidade. Para encerrar a solenidade, Bassani entregou aos representantes da APRATA – Associação dos Profissionais das Artes Cênicas e Técnicas um diploma de reconhecimento pela sua contribuição cultural.
A Associação é quem administra a Orquestra desde 1998, quando ocorreu a transformação de banda para orquestra. Reconhecida dentro e fora do Estado, conta atualmente com 34 músicos. Já tocou com Renato Borguette, com o Trio de Tangos e realiza concertos nos bairros e apresentações didáticas na rede municipal.
Marcos Gröff, coordenador da orquestra, agradeceu a iniciativa do vereador, afirmando que sente-se muito bem ao chegar à Câmara Municipal, porque a orquestra não encontra vereadores e sim amigos.