Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 10 estados. No RS, dois homens foram presos.
Na manhã desta sexta-feira (06), o Ministério da Justiça e policiais civis de dez estados deflagraram a Operação Luz da Infância 7, com o objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet no Brasil e em mais quatro países.
No Rio Grande do Sul, mandados foram cumpridos em 3 cidades. Um homem de 28 anos foi preso em Novo Hamburgo, sendo encontrado no seu celular vídeo contendo cenas de sexo explícito envolvendo menores. Foram apreendidos computadores, HD externos e pendrive para serem periciados. Na cidade de Pelotas, um homem foi preso em flagrante e apreendidos 1 notebook, 1 CPU, 11 HDs externos, 2 smartphones e 2 revólveres de calibre 32. Todos os objetos serão periciados.
A Operação Luz da Infância 7 cumpriu 137 mandados de busca e apreensão em dez estados: Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Há também frentes de ação na Argentina, Panamá, Paraguai e nos Estados Unidos.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime a conduta de adquirir, possuir ou armazenar fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente, com pena de até 4 anos de reclusão e multa.
As ações foram acompanhadas pelo DPGV, DPM e DPI.
Foto: Divulgação – Polícia Civil