Os próximos dias no Rio grande do Sul serão de chuva e frio. Segundo a MetSul Meteorologia, uma onda de frio atipicamente longa e intensa que castiga o Cone Sul da América do Sul segue e vai durar mais alguns dias.
O começo desta terça-feira (9) deve ter o amanhecer mais frio da semana em diversas cidades gaúchas, em especial na Metade Sul. Nesta segunda, com bolha de ar gelado se instalando no Prata, o frio aumentou.
Conforme a MetSul, o Oeste e o Sul do Estado, que tinham tempo aberto e seco, registraram as temperaturas mais baixas na madrugada: -5,0ºC em Pinheiro Machado; -2,5ºC em Bagé; -2,1ºC em Herval; -1,1ºC em Caçapava do Sul; -1,0ºC em Quaraí; -0,6ºC em Livramento; e 0,3ºC em Jaguarão.
Veja também: Dicas para prevenir acidentes domésticos nas férias de julho com crianças
Já a tarde foi muito fria em todo o RS, com marcas entre 5ºC e 10ºC. Na Serra gaúcha, muitas localidades anotaram no meio da tarde entre 4ºC e 6ºC. Em Porto Alegre, a máxima foi de apenas 11,8ºC no Jardim Botânico, 8ºC abaixo da média de julho.
A MetSul alerta que o amanhecer nesta terça será excepcionalmente frio no Oeste, Centro, fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste e o Sul gaúcho com geada forte a severa e mínimas em muitas cidades de -2ºC a -5ºC. Em baixadas da Serra do Sudeste, em Pinheiro Machado, valores extremos de -6ºC a -8ºC.
Veja também: Dicas para prevenir acidentes domésticos nas férias de julho com crianças
A terça começa com muito frio no Estado, embora na Metade Norte nuvens impeçam resfriamento maior em parte da região. Em Porto Alegre, apesar dos modelos indicarem em geral mínima ao redor de 7ºC, a MetSul alerta que a maior parte da cidade pode amanhecer com 4ºC a 6ºC, não se descartando marcas menores no extremo Sul com a diminuição da nebulosidade.
O sol aparece com nuvens em parte do Estado nesta terça, mas a nebulosidade aumenta durante o dia na maioria das regiões, trazendo outra tarde fria. Até o fim do dia, volta a chover em vários pontos do Norte e Nordeste gaúcho, como o Planalto, Alto Uruguai, Serra, vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte, instabilidade que segue no começo da quarta.
Leia também
Marco Copetti: “Transformar a visão das pessoas é a base para o desenvolvimento”