Tamanho das telas faz com que pessoas se aproximem mais dos equipamentos – um esforço extra do cristalino, que começa a falhar.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Os acessos à banda larga móvel no Brasil saltaram de 23,6 milhões de conexões para 47,2 milhões nos últimos 12 meses, segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações – Telebrasil. E o maior uso da internet móvel está antecipando a presbiopia (vista cansada).
É o que afirma o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, que acompanhou 86 pacientes com idade entre 32 e 37 anos durante dois anos. Segundo Neto, o grupo chegava a usar a internet móvel por até quatro horas por dia. A vista cansada apareceu aos 37 e 38 anos em 13 pacientes, 15% do grupo.
O principal motivo, explica o oftalmologista, é o tamanho das telas, que faz as pessoas aproximarem mais os equipamentos dos olhos do que costumam fazer com textos impressos. Ou seja, exigem um esforço extra do cristalino, que começa a falhar.
Os equipamentos, no entanto, não precisam ser abandonados, esclarece o médico. O especialista diz que quanto mais nos esforçamos para enxergar imagens próximas maior é a propensão à presbiopia. As dicas de Neto, que funcionam como ginástica ocular para evitar a alteração precoce da visão, são:
– Aumentar o tamanho das letras;
– Olhar para o horizonte por 20 segundos a cada 20 minutos de navegação;
– Evitar o uso dos equipamentos em locais com pouca iluminação.
Informações de LDC Comunicação
FOTO: ilustrativa
