Ação foi classificada pelo movimento como “desobediência civil não violenta”. Protesto é contra domínio do “1%” mais rico.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Na manhã desta segunda-feira, dia 17, mais de 100 ativistas do movimento Occupy Wall Street foram detidos pela polícia na região do centro financeiro. A ação marca o primeiro aniversário da mobilização contrária à desigualdade econômica.
Vigiados por um grande número de policiais, quase 600 ativistas protestaram na região sul de Manhattan. Os manifestantes se reuniram no parque Zuccotti, onde nasceu o movimento.
Os ativistas foram detidos em uma ação classificada pelo Occupy Wall Street como “desobediência civil não violenta” em vários pontos do distrito financeiro de Nova York. Os manifestantes exibiam cartazes e faixas com frases como “Banqueiros, a culpa é de vocês”, “Vamos tirar o dinheiro da política”, “Banqueiros na prisão”, além do tradicional “Somos os 99%”.
No ano passado, o movimento pegou o mundo de surpresa com um protesto sem líderes contra a corrupção, as instituições financeiras, o resgate dos grandes bancos e o domínio do “1%” mais rico. As atividades no primeiro aniversário começaram no fim de semana e incluíram uma passeata no sábado, na qual várias pessoas foram detidas, um concerto e outros eventos no domingo.
Informações de Veja
FOTO: reprodução / AP