Novo Hamburgo fechou o mês de novembro sem ocorrências de homicídio. Essa conquista faz com que o município tenha, até o momento, taxa de 9,63 por 100 mil habitantes em 2020, número considerado dentro dos padrões mundiais de violência letal e de acordo com a margem preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre janeiro e novembro de 2020 foram registrados 23 homicídios no município, o que representa queda de 39,5% em relação ao mesmo período em 2019, quando ocorreram 38 assassinatos – que elevavam a taxa por 100 mil habitantes em 15,9. A queda nos crimes contra a vida também pode ser observada nos latrocínios, crime cujo último caso em Novo Hamburgo foi registrado em 2018.
Para a prefeita Fátima Daudt, este é um resultado decorrente da política de integração das forças de segurança que atuam em Novo Hamburgo. “Com uma maior integração das forças de segurança, os resultados são potencializados. É frequente acontecer operações conjuntas entre a Brigada Militar, Polícia Civil e nossa valorosa Guarda Municipal”, destaca a prefeita. Fátima lembra ainda investimentos na área: “Reequipamos nossa Guarda, com novas viaturas e armamentos, além da valorização profissional. Também inauguramos o Centro de Comando e Controle da corporação, que representou um investimento de mais de meio milhão de reais”, diz a prefeita.
O Centro de Comando da Guarda Municipal opera 24 horas e mantém contato direto com a Sala de Operações da Brigada Militar (BM), enviando e recebendo informações e solicitações. Ali são determinadas as ações a serem executadas para o atendimento das ocorrências. Essas situações são filtradas e repassadas para as viaturas nas ruas, que fazem o deslocamento até o ponto para verificação do fato.
De acordo com o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, o desempenho obtido se deve, também, à qualificação e à dedicação dos profissionais que atuam na cidade. “O que observamos são servidores que realmente querem fazer a diferença e que se fazem presentes em todas as ocasiões. Temos uma Guarda Municipal referência para o Estado, que reforça sua estrutura a cada ano. Outro diferencial está nos quadros de alta capacidade técnica da Brigada Militar e Polícia Civil em Novo Hamburgo, o que garante eficiência tanto no policiamento ostensivo quanto na investigação”, afirma.