Cidadãos hamburgueses devem destinar um tempo para o exame preventivo, considerando que na boca podem aparecer lesões, tanto benignas como malignas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O principal desafio de um grupo de profissionais voluntários que se reunirão no sábado, 25, na Casa de Vacinas será tratar da saúde bucal de forma preventiva e reduzir ao máximo os riscos de surgimento e avanço de câncer de boca.
Neste dia, eles serão responsáveis por 300 atendimentos gratuitos, das 09 às 14 horas. Para a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo – SMS, Maria Elena Gageiro Soares, é de extrema importância que os cidadãos hamburgueses se mobilizem e destinem um tempo para o exame preventivo, considerando que na boca podem aparecer lesões, tanto benignas como malignas.
A secretária de Saúde, Clarita de Souza, por sua vez, destaca a oportunidade que a comunidade terá de encontrar um número tão expressivo de especialistas em saúde bucal. Todas as pessoas que forem examinadas e apresentarem qualquer sinal diferente na boca poderão ser encaminhados para a UBS Canudos, onde, passarão por uma consulta mais específica com um dentista.
A campanha destaca ainda a importância do auto-exame da boca. Será chamada a atenção das pessoas para o fato de que uma lesão bucal deve cicatrizar no máximo em duas semanas, e se isto não ocorrer é importante que a pessoa consulte o seu dentista.
Podem ser citados como fatores externos que aumentam o risco da pessoa adquirir o câncer de boca: o fumo, o álcool, a radiação solar especialmente no lábio inferior e as próteses mal adaptadas.
A iniciativa é uma parceria entre a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Prefeitura de Novo Hamburgo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a Associação Brasileira de Odontologia – ABO – seção de Novo Hamburgo. São apoiadores da campanha: Laboratório Exame, Jornal NH, Unimed VS, Laboratório Vitta e Super Nova.
Informações de Imprensa PMNH
FOTO: ilustrativa / onacional