Chuva histórica que se abateu sobre o Vale do Sinos desde o fim de semana exige reparos. Bairro Santo Afonso e distrito rural de Lomba Grande são os mais atingidos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Prefeitura de Novo Hamburgo passou o fim de semana mobilizada para conter os alagamentos e reparar danos causados pelas fortes chuvas que voltaram a atingir o Vale do Sinos.
Uma força-tarefa composta por equipes das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana Sesmur, Obras Públicas e Serviços Urbanos – SEMOPSU e também de Desenvolvimento Rural- SDR, além de agentes da Defesa Civil, trabalha para minimizar os estragos.
A Diretoria de Esgotos Pluviais – DEP da SEMOPSU atuou principalmente no bairro Santo Afonso, região que teve a maior parte das inundações. Conforme o diretor do DEP, Jorge Koch, as chuvas tiveram impacto nos sistemas de micro e macrodrenagem.
As fortes precipitações fizeram o Arroio Gauchinho transbordar no domingo. Com isso, a água atingiu residências nas Ruas Leopoldo Wasun, Montevidéu, Assis Chateaubriand, Arnaldo dos Reis, entre outras. Outras situações isoladas foram registradas nas Ruas da Divisa, Planalto e Capanema.
O trabalho conjunto é considerado eficiente. Cerca de 30 minutos depois das intervenções, os alagamentos cessaram. “Assim que a Defesa Civil entrou em contato com a SEMOPSU, disponibilizamos todo nosso maquinário, equipamentos e trabalhadores. Tomamos todas as medidas necessárias e deixamos os pátios dos moradores enxutos”, salienta Koch.
A eficiência da Casa de Bombas situada no bairro Santo Afonso também foi saudada, pois quatro bombas operaram simultaneamente, o que não ocorria há 20 anos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Claudinei Moyano, foram 18 atendimentos realizados. “Trabalhamos de forma integrada para desobstruir o canal do Arroio Gauchinho. Fizemos um levantamento de locais onde há bocas-de-lobo, ou bueiros entupidos para que seja realizado o conserto”, revelou.
A chuva que atingiu o Município neste final de semana superou a média histórica de fevereiro. Dados da MetSul Meteorologia apontam que foram 120 milímetros em seis horas.
Lomba Grande
O bairro rural de Lomba Grande também sofreu com as fortes chuvas. Os estragos foram maiores na divisa com São Leopoldo, onde houve inundações em sítios e casas, abertura de valetas em várias ruas, e até mesmo queda de ponte. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), iniciou os trabalhos de alerta à população na manhã de domingo.
A queda da ponte na Rua José Afonso Hoer causa problemas no trânsito em parte da localidade. O local foi sinalizado com cavaletes e com uma barreira física de entulho e terra para que os motoristas não passem pela estrada. As pessoas podem utilizar a Rua Walter Rodolfo Cassel como alternativa para desviar da área atingida.
Os trabalhos de reconstrução e colocação de canos na ponte devem ocorrer durante a semana, quando o tempo melhorar, pois com a chuva podem ocorrer deslizamentos. Será colocada no espaço uma travessia para os moradores locais. Já as valetas criadas nas ruas pela força da água já estão sendo tapadas.
Informações de Imprensa PMNH
FOTO: arquivo / novohamburgo.org