Local abrigou os primeiros alemães que chegaram à região do Vale do Sinos e já havia sido tombado em 2007. Atualmente, pertencia a Comunidade Evangélica de Lomba Grande.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Garantindo a manutenção e cuidado com um patrimônio histórico e cultural de Novo Hamburgo, a Prefeitura de Novo Hamburgo realizou a aquisição uma área de 3.206,80 metros quadrados onde fica a atual Casa Pastoral, no bairro rural de Lomba Grande. A iniciativa ainda tem a pretensão de ampliar os espaços de serviços à comunidade.
O prefeito Tarcísio Zimmermann (PT), na foto, realizou a assinatura da escritura na manhã do dia 31 de março, no próprio prédio histórico, erguido em 1834. O investimento é de R$ 379 mil.
O local abriga atualmente o Projovem Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e do grupo Cantalomba, envolvendo cerca de 100 pessoas diariamente. O imóvel pertencia a Comunidade Evangélica de Lomba Grande e foi tombado como patrimônio histórico do Município em 2007.
Na Casa Pastoral habitaram os primeiros alemães que chegaram na região. “Estamos aqui para preservar e ofertar um novo espaço ao Município”, declarou Tarcísio durante o ato de assinatura, que contou ainda com a presença de secretários e representantes da comunidade.
O presidente da Comunidade Evangélica, Milton Arlindo Schreck, fez questão de ressaltar a importância desta atitude, que possibilitará a preservação de uma área de grande significado para Novo Hamburgo. “Agora o prédio vai ficar com o dono certo”, citou.
A secretária de Cultura, Anita de Oliveira, disse que este é um presente antecipado para a cidade que comemora em abril o seu mês de aniversário. “É um presente muito valoroso para toda a comunidade”, destacou.
Informações de Imprensa PMNH
FOTOS: Robson Nunes / PMNH