Nova etapa da imunização começa segunda-feira, e pessoas com alto grau de imunossupressão também terão reforço.
Novo Hamburgo está anunciando o início da aplicação da terceira dose de vacina contra a covid-19 para idosos e também de primeira dose para adolescentes a partir dos 12 anos de idade sem comorbidades. As imunizações começam na segunda-feira, dia 13, com os idosos das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e seguem até sábado, dia 18, com a realização de drive-thru dce primeira dose para adolescentes.
“Esta é mais uma importante etapa da vacinação em Novo Hamburgo. Pedimos que todos continuem aderindo e se vacinando, mostrando seu compromisso no enfrentamento da pandemia”, destaca a prefeita Fátima Daudt, lembrando que a cidade já aplicou mais de 250 mil doses e tem mais de 90 mil pessoas imunizadas com as duas aplicações. “E não deixem de se cuidar. Mesmo estando vacinados, continuem usando máscara, mantendo o distanciamento social e lavando asmãos com frequência”, completa a prefeita.
A partir de segunda-feira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde se deslocarão até as ILPIs da cidade para aplicar a terceira dose nos idosos residentes. Conforme determinação do Ministério da Saúde, o imunizante a ser utilizado será o da Pfizer. O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, também destaca o momento. “Desde janeiro estamos trabalhando diariamente para vacinar nossa população. Nos emociona muito ver a dedicação e comprometimento de nossos profissionais e voluntários”, lembra Naasom.
DRIVES
Na quarta-feira, dia 15, será realizado drive-thru de terceira dose na Fenac, das 9 às 16 horas, para pessoas com 70 anos ou mais e que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 15 de março.
Já na sexta-feira, dia 17, o drive de terceira dose é para pessoas com 70 anos ou mais e que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 17 de março. Também será na Fenac, das 9 às 16 horas.
Em ambos é necessário apresentar a seguinte documentação: comprovante da segunda dose, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência.
Na quarta-feira, também poderão receber a terceira dose pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 18 de agosto.
Já na sexta-feira, serão incluídas estas pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 20 de agosto. Os drives têm entrada pelo acesso da Avenida Nações Unidas.
As pessoas com imunossupressão devem apresentar laudo médico, além de comprovante da segunda dose ou dose única, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência. No quadro abaixo estão as situações que contemplam o público de imunossuprimidos.
Observação: pessoas com qualquer tipo de alergia não serão vacinadas durante os drives. Este público deve agendar a imunização nas unidades de saúde.
ADOLESCENTES
A vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos de idade contra a covid-19 começa no sábado, dia 18. Neste dia, todas as 25 unidades de saúde e a Casa de Vacinas abrirão das 9 às 15 horas. Será obrigatória a presença de um responsável pelo menor. O menor deverá apresentar documento com foto, Cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência no nome do responsável (caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, deve ser apresentada declaração registrada em cartório que o vacinado reside naquele local).
IMUNOSSUPRESSÃO
São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão nas seguintes condições:
– Imunodeficiência primária grave.
– Quimioterapia para câncer.
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 com menos de 200 céls/mm3.
– Uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona ou mais, ou equivalente, por 14 dias ou mais.
– Pacientes em hemodiálise.
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto-inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
– Uso das seguintes drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe).
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom