Equipamentos serão entregues para 20 instituições de diferentes bairros.
A brincadeira desempenha um papel extremamente importante na escola e no desenvolvimento integral das00 crianças. Muito além de momentos de lazer, as atividades lúdicas estimulam o crescimento físico, social, emocional e cognitivo dos estudantes. Com o objetivo de qualificar ainda mais espaços físicos como as pracinhas escolares e ampliar o acesso para mais estudantes, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo adquiriu brinquedos adaptados para uso de crianças e jovens cadeirantes ou com dificuldade de locomoção. “Compreendemos que a educação pública de qualidade é direito de todos e por isso trabalhamos para oferecer condições adequadas para nossos estudantes. Além da acessibilidade dos demais espaços físicos das escolas, como rampas e banheiros adaptados, os brinquedos que possibilitam a inclusão efetiva contribui para o desenvolvimento de todas as crianças”, ressalta a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Brincando juntos
A partir de consulta às escolas municipais, a SMED decidiu pela compra de 20 equipamentos, sendo 10 balanços e 10 gira-gira. Os brinquedos adaptados são especialmente projetados para atender às necessidades de crianças que utilizam cadeira de rodas ou tenham alguma limitação física. Como forma de incentivar a integração entre as crianças, os equipamentos comportam a participação de várias crianças ao mesmo tempo. “Espaços inclusivos com brinquedos adaptados garantem que todas as crianças possam brincar e se divertir em um mesmo lugar, propiciando momentos de lazer, interação, convívio social e de trocas com seus pares”, explica a coordenadora do setor Psicossocial e Inclusão, Jucimara Guimarães.
Balanço na EMEB Francisco Xavier Kunst
Assim que o balanço adaptado foi instalado na pracinha da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisco Xavier Kunst, no bairro Canudos, a novidade chamou a atenção dos estudantes. A diretora Cláudia Romero conversou com todas as turmas para explicar sobre o novo equipamento que está à disposição na escola. “Ficamos muito felizes em receber este brinquedo que faz tempo que queríamos. É mais um recurso que amplia o acesso para todas as crianças, Todos gostaram da novidade e querem brincar junto”, destaca.
Brincar com os amigos
Com a chegada do novo brinquedo, os momentos na pracinha são ainda mais especiais para Larisa da Silva, 6 anos, estudante do 1ª ano do Ensino Fundamental. Se antes ela passeava pelo pátio e brincava na areia com atividades adaptadas pela apoiadora Luisa Ramos, agora pode se embalar e convidar os amigos para se divertirem junto com ela. “Eu gosto do meu balanço para ir bem alto e também posso brincar com meus colegas”, celebra a menina. Perguntada sobre o que havia de diferente no novo brinquedo instalado recentemente na escola em relação aos que já estavam lá, a colega de Larissa, Agatha Ferreira, 7 anos, é certeira ao mostrar que as diferenças pouco importam na hora da brincadeira e rapidamente explica: “É que nesse aqui podem brincar duas pessoas ao mesmo tempo”.